top of page

1ª Cavalgada no Caminho das Tropas fez parte das festividades de 66 anos de Santa Bárbara do Sul

Foto do escritor: Redação JMRedação JM

No sábado e domingo (1º e 02), foi realizada a 1ª Cavalgada no Caminho das Tropas, que fez parte das comemorações do 66º aniversário de Emancipação Político-Administrativa de Santa Bárbara do Sul e foi organizada pelo CTG Velha Carreta, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e Câmara de Vereadores.

Inspirada no livro da historiadora Linara Cristina dos Santos, que também deu origem ao documentário de mesmo nome, a cavalgada resgatou a importância das rotas percorridas no passado, reforçando o orgulho e a identidade cultural da região.

Iniciou no sábado (1º), na Estância do Lagoão, de Antônio Paulo de Abreu, marcando momento histórico para Santa Bárbara do Sul.

Pela manhã, foi servido café campeiro. Em seguida, a preparação do churrasco para o almoço e não faltou a tradicional conversa entre os cavalarianos, que rendeu muitas histórias. Animação de Rodrigo Chaves da empresa Chaves Consultoria Agropecuária, representando a Coasul Nutrição Animal.

Logo após, foi servido almoço e às 13h30 iniciado o protocolo a cargo de Maicon Hescher do CTG Velha Carreta.

Após, entoado o Hino Nacional Brasileiro, falou o prefeito de Santa Bárbara do Sul, Leandro Veneral, "está cavalgada é mais do que uma homenagem ao passado; é um compromisso com a preservação da nossa história e tradições". Também o presidente do Poder Legislativo, Paulo Sérgio Gonçalves (Pika); coordenador do Departamento Campeiro do CTG Velha Carreta, Marcelo Dill; anfitrião Paulo Abreu e a diretora de Turismo Rota das Terras Encantadas, Carolina Lopes de Borba.

Estiveram presentes ainda o prefeito de Boa Vista do Incra, Gilmar Bellini, prefeito de Colorado, Rodrigo Sartori, entre outras autoridades, cavalarianos e secretários municipais de Santa Bárbara do Sul.

Todo o trajeto contou com o apoio da ambulância de Santa Bárbara do Sul, levando assim, tranquilidade e segurança aos participantes. Também, carro com água para os cavalarianos.

Por volta das 14h, os cavalarianos seguiram a Capão dos Porongos, percurso de aproximadamente 20 km.

A chegada no Capão dos Porongos aconteceu, aproximadamente às 18h, onde os cavalarianos agradeceram a Deus pelo excelente percurso. Logo após, desencilharam os cavalos, até o jantar ficar pronto, continuou a boa e tradicional conversa de tropeiros, tendo como fundo músicas do cancioneiro gaúcho.

Foi servido jantar campeiro preparado pelo CTG Velha Carreta e alguns cavalarianos pernoitaram no Capão dos Porongos. Já outros, voltaram para casa e retornaram no dia seguinte.

Na manhã de domingo (02), após servido café, os cavalarianos seguiram a Santa Bárbara do Sul.

Após, aproximadamente 17 km, os cavalarianos oraram junto ao Monumento a Santa Bárbara e em seguida foram recepcionados no Monumento aos Tropeiros pelo prefeito Leandro, vice-prefeito Paulinho, demais autoridades, comunidade e com música ao vivo do gaiteiro Maurício Silva e o cantor Pedro Souza Filho, que interpretaram a música “Evolução do Meu Pago”, letra de Vitor Fioravante Bertei.

O protocolo foi conduzido por Maicon Hescher, que oportunizou a palavra à ex-professora Geni Marques, a qual declamou poesia de autoria própria.

Em seguida, o coordenador do Departamento Campeiro do CTG Velha Carreta, Marcelo Dill fez uso da palavra. Para finalizar, o prefeito Leandro falou da importância do tropeirismo para Santa Bárbara do Sul, parabenizou os cavalarianos que participaram e enfatizou que a administração está à disposição das entidades tradicionalistas.

Em continuidade, o prefeito Leandro Veneral e Marcelo Dill entregaram troféus da 1ª Cavalgada no Caminho das Tropas a Vitor Simão Lirio e Romaldino Carvalho, que representaram naquele momento, todos os tradicionalistas.

Após encerrado o protocolo, se dirigiram ao CTG Velha Carreta, onde os cavalarianos receberam troféus e certificados de participação na cavalgada. Em seguida, foi servido almoço.

Participaram da cavalgada, CTG Rancho dos Tropeiros de Ibirubá, Cabanha Fazenda do Posto, CTG Velha Carreta de Santa Bárbara do Sul, Cabanha do Acesso, Rancho dos Fagundes, Piquete Campo Forte e demais tradicionalistas.

Texto: Assessoria de Imprensa e Comunicação: Beno Faveri e Vitor Lirio

Fotos: JM e Assessoria de Imprensa e Comunicação


 



Comments


  • Ícone do Facebook Branco
  • whats
  • whats
  • email
  • email

Gráfica e Editora Minuano Ltda / Jornal Minuano

Diretor: João Sibirino
Dpto. Comercial: Edi Rejane Mentz 

Redação/Design: Vitor Fernando Lirio e Débora Menezes
Entregas / Cobranças: Álvaro Gerlack

© Criado por Jornal Minuano

 Av. Eduardo de Brito, 467 - Santa Bárbara do Sul-RS - CEP 98.240-000 - Tel: (55) 3372-1221 - WhatsApp: (55) 99961-4408

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Minuano.

bottom of page