top of page
Foto do escritorRedação JM

Grupo Escoteiro Guaicurus/148 de Santa Bárbara entregou 4 distintivos inéditos

Na semana que o Grupo Escoteiro Guaicurus de Santa Bárbara do Sul comemorou 44 anos de fundação (29/11/1980), teve a honra de celebrar junto a sua Alcateia Alberi Grando e Tropa Escoteira, a conquista inédita dos distintivos: “Insígnia Cruzeiro do Sul” e “Insígnia Lis de Ouro”.

O distintivo Cruzeiro do Sul é o grau máximo de um Lobinho. Ele é devido ao Lobinho que conquiste todas as atividades do 2º Guia do Caminho da Jângal, que tenha participado de no mínimo 3 acantonamentos, 5 especialidades, conseguido 1 insígnia pelo menos, de interesse especial do Ramo Lobinho e que seja recomendado pelos Velhos Lobos, por ser dedicado, frequente às atividades da Alcateia e que cumpra a Lei e Promessa do Lobinho.

A Lis de Ouro é a condecoração de grau máximo do Ramo Escoteiro. É o último distintivo quando o escoteiro conclui a sua progressão. Esses escoteiros devem ser organizados, dedicados nas atividades propostas, viver a Lei e a Promessa Escoteira, possuir os distintivos e insígnias específicas e necessárias para atingir o direito de receber a “Lis de Ouro”. Além disso, devem ser recomendados pelos escotistas e pela corte de honra da sua tropa. Devem ser, tanto o Lobinho (Cruzeiro do Sul), como o Escoteiro (Lis de Ouro), aprovados pela diretoria local, homologada pela diretoria regional e certificada pela diretoria executiva nacional.

Assim, no sábado, 30 de novembro, na sede da família Villani (Capão dos Porongos), foi realizada a cerimônia de entrega do distintivo à Lobinha Vitória Selita Holdefer - Insígnia Cruzeiro do Sul e aos Escoteiros: Anna Laura Araldi Viechinski; Lucas Viechinski e Pedro Henrique These - Insígnia Lis de Ouro. Foi um momento de muita emoção para as crianças, jovens, escotistas voluntários (diretoria e chefias) e também para suas famílias. As Lobinhas Vitória e Marcelly fizeram também nesse dia, a passagem para a Tropa Escoteira.

O grupo, através da sua vice-diretora presidente Sandra Vogel, registra o reconhecimento e gratidão a toda chefia da Alcateia, especialmente à chefe Mari pela dedicação, responsabilidade e disponibilidade. Também, gratidão à chefia da Tropa Escoteira, atualmente com o chefe Marcos Felipe, chefe Clomar, chefe Éder, chefe Jaque e chefe Marcão. Ambas chefias, foram  protagonistas da conquista da Lobinha e dos Escoteiros, com sua dedicação, esforço, trabalho na aplicação do método escoteiro, incentivando e vivendo com eles a alegria do aprendizado comemorado a cada vitória, seja ela do grupo ou individual. As crianças e jovens jamais esquecerão tal fase das suas vidas, especialmente das pessoas com as quais estão vivendo essa etapa.

O Grupo Escoteiro Guaicurus agradece à família Villani pela cedência do espaço para a realização da cerimônia e acampamento. Também, gratidão imensa à chefe Vera Veiga (atualmente vinculada ao GE 300 Ijuí/RS), que além de ter trabalhado incansavelmente para a reabertura do GE Guaicurus, continua orientando, auxiliando e especialmente, participando das suas conquistas.


 


Comments


bottom of page