Inaugurado no fim da tarde de sexta-feira (20), o Monumento aos Tropeiros, fruto do esforço da Administração Municipal em destacar a atuação histórica do movimento tropeirista para o desenvolvimento de Santa Bárbara do Sul e região.
O tropeirismo foi a mola propulsora da Região do Planalto Médio durante todo o século XIX. Santa Bárbara do Sul surgiu às margens do Caminho das Tropas.
Com participação da sociedade e lideranças locais e regionais, o Monumento foi entregue à população com a mensagem de que a obra dignifica a história deste importante movimento.
Houve apresentações culturais dos músicos Maurício Silva e Ademir Dias, também da invernada artística do CTG Velha Carreta.
O prefeito Mário Filho destacou a importância do valor e legado dos tropeiros para que vivenciássemos o desenvolvimento atual.
Um QR Code produzido pela Assessoria de Comunicação e fixado no Monumento direciona ao site e mostra detalhes da importância da obra para o município em seu contexto histórico.
Destaca-se a atuação e empenho do prefeito Mário Filho, secretários de Obras, Antônio Ghellioni, Agricultura e Meio Ambiente Marco Túlio Magalhães Rosito, de Educação Simone Feiden, coordenadora Cultural Janete Pazinato e historiadora Linara Cristina dos Santos, além do artista Sérgio Carolo para que a obra fosse realizada.
Texto: João Bóllico/Fotos: João Bóllico /Maurício Bulle/Jornal Minuano