Estamos no mês da conscientização para o câncer de próstata, marcado em todo o Brasil pela campanha Novembro Azul. Este é o tipo de câncer mais incidente entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma e que de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), deve ter 71.730 novos casos confirmados no país até o fim de 2023. Em Minas Gerais, são esperados 7.970 novos casos sendo o tipo de câncer com mais diagnósticos no estado, superando até mesmo o de câncer de mama (7.670 casos em 2023).
A próstata é uma glândula localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina) dos homens. Nos mais jovens, possui o tamanho de uma ameixa, mas com o envelhecimento, o tamanho aumenta.
Conforme explicou o oncologista do Hospital do Câncer em Uberlândia e Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos, os principais fatores de risco para o câncer de próstata são a idade. “O risco individual para a doença aumenta com o envelhecimento, especialmente a partir dos 50 anos, e a história familiar também. Também são fatores a obesidade, o sedentarismo e algumas mutações genéticas”.
Para possibilitar a cura do câncer de próstata, é importante o diagnóstico precoce. Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes, devem ir ao urologista para conversar sobre os exames de toque retal e de sangue PSA.
Fonte e foto: https://grupolutapelavida.org.br
Comments